terça-feira, março 20, 2007

Plágio: uma particular visão híbrida (alunos/prof.)

O que é “plagiar”?

Para nós, “plagiar” é simplesmente utilizar uma ideia criativa (inovadora, diferente), tida por outra pessoa e apresentá-la publicamente como nossa, fazendo-nos passar por autores dessa invenção. Essas ideias criativas podem ser traduzidas em muitos produtos finais, como textos literários, músicas, matérias científicas, outras criações artísticas, etc.
O “plágio” tem a ver com a atitude consciente de induzir, convencer terceiros, de que fomos nós os autores de algo singular, único e não conhecido antes.
Então, todos nós consideramos o “plágio” uma “pretensão desonesta”, o oposto de “originalidade” – é usurpar, apoderar/roubar algo que não nos pertence. Por isso deve ser combatido, denunciado e, dependendo das circunstâncias, penalizar quem o praticou.



Plágio e Alunos do Secundário

Sob o nosso particular ponto de vista (alunos), não temos a percepção de que exista plágio “forte”, dentro das paredes escolares – costumamos ter muitas ideias e gostámos mesmo de as concretizar. No entanto, é verdade que muitos de nós já copiaram informação de colegas, explicadores, livros e, principalmente (!), da Internet, para trabalhos sob avaliação. O plágio, no liceu, depende bastante da atitude do professor que orienta os alunos, quando estes pesquisam e fazem trabalhos variados.

Exemplos de atitudes dos professores que, na nossa opinião (subjectiva, parcial e “frágil”…), facilitam o plágio dos alunos:
- Marcar trabalhos a torto e a direito, sem se lembrarem que temos muitas horas do nosso dia passadas na escola, e, quando chegámos a casa, deveríamos ter o direito de não pensar em trabalhos, fazer outras coisas – descansar!
- O tema do trabalho, por vezes, nada significa para o aluno; de certa forma, uma boa pesquisa pressupõe interesse de quem a faz. O professor deve conhecer o aluno e motivá-lo para esse assunto, se possível.
- Não explicar devidamente o que se pretende, nem apoiar o aluno ao longo da execução do trabalho.
- Depois de feitos, os trabalhos não terem grande repercussão na classificação final de período/ano, desmotivando os alunos a empenharem-se neles, a copiarem por onde puderem, para “despachar” a entrega, já que não interessará muito.

Para contrariar o plágio de alunos, defendemos:
- Adequar o número de trabalhos à “vida escolar” do aluno; se possível, que reflictam a interdisciplinaridade.
- Claramente divulgar os objectivos a atingir e os parâmetros de avaliação (de que forma o trabalho entrará na nota final), e por outro lado, explicar o que não se pretende: plagiar outros, “copy/paste”, não exibir a lista de elementos consultados para esse trabalho.
- Supervisionar, acompanhar o desenvolvimento do assunto, valorizando a criatividade de cada um.
- Dar sempre conhecimento ao aluno da classificação obtida, fazendo críticas pertinentes e construtivas, que permitam ao aluno saber onde falhou e como melhorar o trabalho.
- Se se comprovar o plágio, o aluno é penalizado na classificação final.



Conclusão
Deve existir um cuidado especial, da parte dos professores, em não dar “hipótese” a que atitudes plagiadoras se instalem nos alunos, como uma epidemia que alastra…

(Professora, feche os olhos e tape os ouvidos…
Hmm, é que, ahh…aceitámos “plágios” nos testes!)

Área de Projecto 12B

4 Comments:

At 16:21, Anonymous Anónimo said...

O vosso texto foi reproduzido no Apdeites.
Não sei exactamente como agradecer terem aceite uma proposta de trabalho que vos surgiu do nada, de um completo desconhecido. Como não sei, fica uma palavra singela:
obrigado!

(E cumprimentos ao/à ex-colega que vos acompanha. Ao dispor.)

 
At 08:21, Blogger Área de Projecto 2006 said...

Agradecemos muito o seu interesse e disponibilidade.
Estamos um bocado embaraçados...

 
At 17:28, Blogger Ana Gabriela Freire said...

Olá alunos de Área de Projecto da ESSPS,
Sou professora de Área de Projecto em Lisboa,na Escola SecundáriaD.Dinis e acho o vosso blog espectacular! Escrevem com muita piada e são muito criativos e empenhados!
Parabéns!
Não seria interessante construirmos uma rede de projectos de 12ºano?
Para nos entreajudarmos?

Abraço


Ana Gabriela

Escola SecundáriaD.Dinis - Lisboa

 
At 18:40, Blogger Área de Projecto 2006 said...

Olá Professora (também?) Gabriela!

Muito obrigado pelos seus comentários simpáticos.

Achamos a sua ideia boa e, claro!, queremos colaborar, mas não temos o vosso endereço, para trocarmos impressões...

Abraços para todos

Área Projecto 12ºB

 

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